História, cinema e censura: silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil de Roberto Farias

Authors

  • Caio Túlio Padula Lamas Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)
  • Antônio Reis Junior Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21147

Keywords:

censura, cinema brasileiro, redemocratização, ditadura militar, imprensa

Abstract

Partindo de considerações sobre a atuação da Censura Federal no contexto de redemocratização e distenção política, analisamos alguns documentos do processo de censura do filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, com o objetivo de entender os motivos pelos quais a obra foi liberada após um período de interdição. Concluímos que isso se deu, entre outros motivos, pela atuação da imprensa a favor da liberação da obra, reconfigurando a sua posição nas relações de poder do período e aprofundando contradições internas ao próprio órgão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caio Túlio Padula Lamas, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Mestre com menção honrosa em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e cineasta.

Antônio Reis Junior, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Pós-doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Historiador e professor do Centro Universitário Fundação Santo André.

References

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: Nunca Mais. Rio de Janeiro, Petrópolis, 20a edição, 1987.

AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa e Estado Autoritário (1968-1978): o exercício cotidiano da dominação e da resistência: o Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.

FAGUNDES, Coriolano de Loiola Cabral. Censura e liberdade de expressão. São Paulo: Edital, 1974.

COSTA, Cristina. Censura em Cena: teatro e censura no Brasil. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2006.

GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. São Paulo, Ática, 1999.

LAUREANO, R. C. Cinema e história no Brasil e na Argentina na transição política: estudo comparativo entre os filmes “Pra frente Brasil” e “Nem culpa nem esquecimento”. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, 2002.

LEME, Caroline Gomes. Ditadura em imagem e som: trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

MARTINS, William de Souza Nunes. Produzindo no escuro: políticas para a indústria cinematográfica brasileira e o papel da censura (1964-1988). Rio de Janeiro, 2009. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

MASTROPAULO, V. H. As ditaduras militares no cinema latino-americano da democracia: os casos de Brasil e Argentina. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, 2009.

MIGUEL, Neliane Maria Ferreira. Do “milagre” à “abertura”: aspectos do regime militar revisitados através de uma análise do filme Pra Frente Brasil. Uberlândia, 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em História, 2007.

NOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra Frente Brasil (1982) e Ação Entre Amigos (1998). São Carlos, 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2013.

PINTO, Leonor E. Souza. La résistance du cinéma brésilien face à la censure imposée par le régime militaire au Brésil - 1964 / 1988, 2001. Disponível em : < http://www.memoriacinebr.com.br/ >

REIMÃO, Sandra. Repressão e Resistência: censura a livros na Ditadura Militar. São Paulo, EDUSP, 2012.

SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 1999.

TERNES, Andressa Saraiva. Aspectos permissivos e restritivos da relação da ditadura civil-militar com a inserção internacional do cinema brasileiro: a criação da Embrafilme e a atuação da censura de 1964 ao “Pra Frente Brasil”. Porto Alegre, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2012.

Published

2015-01-27

How to Cite

PADULA LAMAS, C. T.; REIS JUNIOR, A. História, cinema e censura: silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil de Roberto Farias. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21147. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21147. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Mídia e Ditadura Militar