História, cinema e censura: silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil de Roberto Farias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21147Palabras clave:
censura, cinema brasileiro, redemocratização, ditadura militar, imprensaResumen
Partindo de considerações sobre a atuação da Censura Federal no contexto de redemocratização e distenção política, analisamos alguns documentos do processo de censura do filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, com o objetivo de entender os motivos pelos quais a obra foi liberada após um período de interdição. Concluímos que isso se deu, entre outros motivos, pela atuação da imprensa a favor da liberação da obra, reconfigurando a sua posição nas relações de poder do período e aprofundando contradições internas ao próprio órgão.
Descargas
Citas
AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa e Estado Autoritário (1968-1978): o exercício cotidiano da dominação e da resistência: o Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.
FAGUNDES, Coriolano de Loiola Cabral. Censura e liberdade de expressão. São Paulo: Edital, 1974.
COSTA, Cristina. Censura em Cena: teatro e censura no Brasil. São Paulo: Edusp, Fapesp, 2006.
GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. São Paulo, Ática, 1999.
LAUREANO, R. C. Cinema e história no Brasil e na Argentina na transição política: estudo comparativo entre os filmes “Pra frente Brasil” e “Nem culpa nem esquecimento”. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, 2002.
LEME, Caroline Gomes. Ditadura em imagem e som: trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
MARTINS, William de Souza Nunes. Produzindo no escuro: políticas para a indústria cinematográfica brasileira e o papel da censura (1964-1988). Rio de Janeiro, 2009. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.
MASTROPAULO, V. H. As ditaduras militares no cinema latino-americano da democracia: os casos de Brasil e Argentina. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, 2009.
MIGUEL, Neliane Maria Ferreira. Do “milagre” à “abertura”: aspectos do regime militar revisitados através de uma análise do filme Pra Frente Brasil. Uberlândia, 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em História, 2007.
NOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra Frente Brasil (1982) e Ação Entre Amigos (1998). São Carlos, 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2013.
PINTO, Leonor E. Souza. La résistance du cinéma brésilien face à la censure imposée par le régime militaire au Brésil - 1964 / 1988, 2001. Disponível em : < http://www.memoriacinebr.com.br/ >
REIMÃO, Sandra. Repressão e Resistência: censura a livros na Ditadura Militar. São Paulo, EDUSP, 2012.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 1999.
TERNES, Andressa Saraiva. Aspectos permissivos e restritivos da relação da ditadura civil-militar com a inserção internacional do cinema brasileiro: a criação da Embrafilme e a atuação da censura de 1964 ao “Pra Frente Brasil”. Porto Alegre, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2012.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).