Contribuições dos estudos críticos do discurso para o campo da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21020Keywords:
discurso, mídia, racismoAbstract
Este artigo apresenta as principais contribuições dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) para a análise específica dos textos de mídia. Idealizados pelo linguista holandês Teun A. van Dijk, os ECD oferecem instrumentos aos estudiosos de Comunicação para análises que corelacionem os discursos midiáticos com disputas de poder e controle social. Buscamos expor os pressupostos que distinguem esta corrente de análise de outras e indicar seus antecedentes teóricos. O artigo também apresenta os mais importantes pontos da Teoria dos Contextos e oferece um panorama sucinto e comparativo das discussões sobre o racismo na mídia no Brasil e na Espanha.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-11-22
How to Cite
ELHAJJI, M.; ANDRADE, D. Contribuições dos estudos críticos do discurso para o campo da comunicação. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21020. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).