De conto de fadas a conto de fatos: a telenovela e suas relações com a identidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21045Palavras-chave:
telenovela, identidade, experiênciaResumo
Investigar o pressuposto teórico segundo o qual a telenovela brasileira é considerada um produto midiático que interfere ativamente nos processos de construção e reconstrução das identidades dos telespectadores. Para tanto, é preciso a compreensão da dimensão cotidiana da ficção seriada. Como o grande narrador da sociedade em que vivemos, a telenovela nos fala e, ao mesmo tempo, fala de nós, proporcionando a vivência de experiências mediadas que conectam grupos sociais em laços intangíveis. Utilizaremos fundamentalmente as referências de Roger Silverstone e Milly Buonanno, e exemplificaremos a partir de dados recolhidos da trama ‘Duas caras’ (21h, Rede Globo, 2007-2008).Downloads
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Publicado
2009-12-06
Como Citar
ANDRADE, D. De conto de fadas a conto de fatos: a telenovela e suas relações com a identidade. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21045. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21045. Acesso em: 23 nov. 2024.
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