De conto de fadas a conto de fatos: a telenovela e suas relações com a identidade

Autores

  • Danubia Andrade UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21045

Palavras-chave:

telenovela, identidade, experiência

Resumo

Investigar o pressuposto teórico segundo o qual a telenovela brasileira é considerada um produto midiático que interfere ativamente nos processos de construção e reconstrução das identidades dos telespectadores. Para tanto, é preciso a compreensão da dimensão cotidiana da ficção seriada. Como o grande narrador da sociedade em que vivemos, a telenovela nos fala e, ao mesmo tempo, fala de nós, proporcionando a vivência de experiências mediadas que conectam grupos sociais em laços intangíveis. Utilizaremos fundamentalmente as referências de Roger Silverstone e Milly Buonanno, e exemplificaremos a partir de dados recolhidos da trama ‘Duas caras’ (21h, Rede Globo, 2007-2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-06

Como Citar

ANDRADE, D. De conto de fadas a conto de fatos: a telenovela e suas relações com a identidade. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21045. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21045. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos