Videogames por uma poética da interatividade Entrevista com Marie-Laure Ryan
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20919Abstract
No atual contexto das investigações acadêmicas dos jogos eletrônicos, a pesquisadora suíça Marie-Laure Ryan, radicada nos Estados Unidos, é um dos principais expoentes. Professora residente da Universidade do Colorado (EUA) e advinda dos estudos literários, Ryan trouxe uma nova perspectiva para os estudos dos videogames, propondo analisá-los em seu potencial narrativo. Com dezenas de artigos e três livros publicados sob esta ênfase, a maior contribuição da autora foi a discussão dos aspectos narrativos dos games fora do debate Narratologistas versus Ludologistas. O antagonismo, que se tornou clássico nos Game Studies, concebe que os jogos eletrônicos só podem ser compreendidos por seus aspectos narratológicos ou pelos lúdicos, de forma excludente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).