Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legends
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21376Palavras-chave:
entretenimento digital, performance, mecânica, metagame, League of LegendsResumo
Este artigo procura discutir sobre uma performance de alto rendimento no jogo on-line League of Legends (LoL), cujo objetivo é compreender como a busca pela perícia ocorre entre os sujeitos-jogadores. Para tanto, o artigo concentra-se na discussão de um modelo binário composto pela mecânica e metagame no processo de especialização/aprendizado de uma experiência de cunho tanto operacional quanto social, passando pela repetição e a procura por padrões por parte dos jogadores. Para alcançar este objetivo, a proposta é formada de um processo articulado que possui nos elementos “jogo” e “jogadores” sua manifestação central para constituição da esfera empírica de investigação, a partir de um olhar baseado nos estudos da comunicação, performance studies e game studies. Nessa perspectiva, à guisa do método etnográfico, são apresentadas narrativas e experiências de performances em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para as diversas capacidades que os aspectos sociais, para além do jogo, têm de incutir nas dinâmicas das narrativas e dos estudos das experiências, das perícias e das performances em LoL.Downloads
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Publicado
2017-04-30
Como Citar
MACEDO, T.; VIEIRA, M. do C. Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legends. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21376. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21376. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
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