Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legends

Autores

  • Tarcízio Macedo Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21376

Palavras-chave:

entretenimento digital, performance, mecânica, metagame, League of Legends

Resumo

Este artigo procura discutir sobre uma performance de alto rendimento no jogo on-line League of Legends (LoL), cujo objetivo é compreender como a busca pela perícia ocorre entre os sujeitos-jogadores. Para tanto, o artigo concentra-se na discussão de um modelo binário composto pela mecânica e metagame no processo de especialização/aprendizado de uma experiência de cunho tanto operacional quanto social, passando pela repetição e a procura por padrões por parte dos jogadores. Para alcançar este objetivo, a proposta é formada de um processo articulado que possui nos elementos “jogo” e “jogadores” sua manifestação central para constituição da esfera empírica de investigação, a partir de um olhar baseado nos estudos da comunicação, performance studies e game studies. Nessa perspectiva, à guisa do método etnográfico, são apresentadas narrativas e experiências de performances em LoL por jogadores das cidades de Belém (PA), Diadema (SP) e Osasco (SP). Os resultados apontam para as diversas capacidades que os aspectos sociais, para além do jogo, têm de incutir nas dinâmicas das narrativas e dos estudos das experiências, das perícias e das performances em LoL.

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Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Mídia e Comunicação na Amazônia. Co-coordenador do Laboratório de Pesquisa em Espetáculo e Comunicação na Amazônia (CNPq/UFPA) e integrante do Diretório CNPq nos Grupos de Pesquisa "Interações e Tecnologias na Amazônia" (ITA/UFPA/Unama) e "Comunicação, Consumo e Identidade" (UFPA-CNPq). Foi pesquisador visitante no PósCom/UFBA e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais/UNEB.

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA), mestre em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid e professora adjunta da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Consumo e Identidade" (UFPA-CNPq).

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

MACEDO, T.; VIEIRA, M. do C. Mais do que apenas dedos rápidos: narrativas e experiências de performances em League of Legends. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21376. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21376. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea