Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo

Palavras-chave: Periguete. Comunicação. Consumo. Identidade. Corpo.

Resumo

Periguete é um neologismo usado para classificar jovens que se destacam por suas roupas curtas e justas e comportamento sexual-afetivo liberal. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre o termo, que já consta em dicionário, seguida de uma discussão acerca de um comportamento por vez ambíguo, entre a submissão e a resistência à dominação masculina. Investigamos o termo do ponto de vista da mídia e suas formas de difusão, da música que canta essas mulheres, de suas expressões nos meios digitais e como cultuam seus corpos, além da sua identidade e posicionamento da sociedade do consumo, como também da representatividade destacada nas telenovelas brasileiras. Além de levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas informais com jovens de ambos os sexos com o objetivo de conhecer as opiniões acerca dessas mulheres. O que se observou foi que as periguetes se posicionam de forma decidida diante do que desejam sem se preocuparem com o que pensam delas, podem assumir identidades diferentes dentro e fora das baladas e buscam conquistar seu espaço social onde possam ser respeitadas como sujeitos em uma sociedade na qual é pelo consumo que nos tornamos agentes.

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Biografia do Autor

Marcia Perencin Tondato, PPGCom-ESPM-SP Docente

Doutora em Comunicação -ECA-USP - 2004

Estágio pós-douotramento - UnB-2015

Docente-PPGCom-ESPM-SP

Maria Giselda da Costa Vilaça, FBV-PE
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009). Docente, pesquisadora e orientadora da Faculdade Boa Viagem – Devry em Recife/PE, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design.

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Publicado
2017-12-30
Como Citar
TONDATO, M. P.; VILAÇA, M. G. DA C. Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo. Lumina, v. 11, n. 3, p. 95-116, 30 dez. 2017.
Seção
Artigos