A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carolina Lima Silva Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Palavras-chave: espaço público, propaganda política, comunicação digital, redes sociais, interação.

Resumo

A partir da discussão sobre a esfera pública, da perspectiva crítica à concepção deliberativa, discute-se a interface entre a Comunicação e a Política, com foco nos processos eleitorais (Habermas, 1984; Assmann, 2013; Benkler, 2006). As eleições mais recentes no Brasil, mais especificamente as de 2012 e 2014, demarcaram uma mudança em termos de propaganda política, com o uso mais recorrente da internet e, principalmente, das redes sociais. Os candidatos utilizam as redes sociais para construção de uma imagem positiva, na busca de consolidar accountability político, com o intuito de conquistar eleitores, influenciar opiniões e gerar maior identificação com suas campanhas. Nesse contexto, o artigo procura compreender o uso da rede social Facebook a partir da análise das fanpages de três candidatos a deputado federal nas eleições de 2014, Margarida Salomão (PT), Marcus Pestana (PSDB) e Júlio Delgado (PSB), que têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora (MG).  As redes sociais também implicam em relações de sentido construídas a partir de interações entre cidadãos e candidatos nestas fanpages. Por isso, num segundo momento, a análise concentra-se na investigação do processo de discussão política nas redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Mestre em Comunicação Social pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, é docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social da UFSJ e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF.
Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, docente e pesquisador da Faculdade de Comunicação Social (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Curso de Graduação em Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM).
Carolina Lima Silva Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação e Mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como Coordenadora da assessoria de comunicação do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distancia da UFJF.

Referências

ASSMANN, Gabriela. Participação na esfera pública interconectada: uma análise do site Novas Ideias POA. In: V SIPECOM, Universidade Federal de Santa Maria, 2004. Disponível em:
http://coral.ufsm.br/sipecom/2013/wp-content/uploads/gravity_forms/1-997169d8a192ed05af1de5bcf3ac7daa/2013/09/SIPECOM-Gabriela-Assmann.pdf. Acesso em: 20 mai. 2014.
BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven [Conn.]: Yale University Press, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: SECOM, 2014.
GONÇALVES, Cláudia Isabel Silvério. A influência da rede social Facebook na decisão de voto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade de Nova Lisboa. 2012.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
LÉVY, Pierre. “A Revolução contemporânea em matéria de comunicação”. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado da. (Org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000.
OLIVEIRA, Luiz Ademir de. As estratégias retóricas na construção dos mundos de natureza ficcional da política: um estudo comparativo das campanhas de Belo Horizonte e Salvador na eleição municipal de 2000. Tese de Doutorado apresentado ao IUPERJ, Rio de Janeiro, 2004.
TORRES, Patricia Lupion, et. al. “O uso pedagógico da rede social Facebook”. In: Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, Vol. 7, Número 28, 2012.
Publicado
2016-04-29
Como Citar
OLIVEIRA, L. A. DE; FIGUEIRA LEAL, P. R.; SILVA PEREIRA, C. L. A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages. Lumina, v. 10, n. 1, 29 abr. 2016.
Seção
Artigos