História, cinema e censura: silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil de Roberto Farias

Autores

  • Caio Túlio Padula Lamas Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)
  • Antônio Reis Junior Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21147

Palavras-chave:

censura, cinema brasileiro, redemocratização, ditadura militar, imprensa

Resumo

Partindo de considerações sobre a atuação da Censura Federal no contexto de redemocratização e distenção política, analisamos alguns documentos do processo de censura do filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, com o objetivo de entender os motivos pelos quais a obra foi liberada após um período de interdição. Concluímos que isso se deu, entre outros motivos, pela atuação da imprensa a favor da liberação da obra, reconfigurando a sua posição nas relações de poder do período e aprofundando contradições internas ao próprio órgão.

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Biografia do Autor

Caio Túlio Padula Lamas, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Mestre com menção honrosa em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e cineasta.

Antônio Reis Junior, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Pós-doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Historiador e professor do Centro Universitário Fundação Santo André.

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Arquivos adicionais

Publicado

2015-01-27

Como Citar

PADULA LAMAS, C. T.; REIS JUNIOR, A. História, cinema e censura: silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil de Roberto Farias. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21147. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mídia e Ditadura Militar