Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21075Palavras-chave:
social TV, cultura participativa, convergência midiática.Resumo
Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).