Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV

Autores/as

  • Gabriela Borges
  • Daiana Sigiliano

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.21075

Palabras clave:

social TV, cultura participativa, convergência midiática.

Resumen

Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-12-09

Cómo citar

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 2, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.21075. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Televisão e Interatividade