Telejornalismo e (re)produção do conhecimento no Brasil

Autores

  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20964

Palavras-chave:

teorias da comunicação, telejornalismo, epistemologia

Resumo

Principal meio de informação de significativa parcela da população brasileira, os telejornais atuam como (re)produtores de conhecimento, sociali-zado a cada edição. A proposta é refletir sobre a natureza do conhecimento veiculado nos noticiários televisivos, assim como sobre as características de produção e circulação da informação na televisão, mídia que teria centralidade na sociedade brasileira. Apesar das críticas constantes à falta de profundidade dos relatos televisivos, as narrativas apresentadas nos telejornais possuem legiti-midade entre diversos grupos sociais e ajudam a construir e ordenar seus sentidos. Questiona-se a possibilidade de existência de um telejornalismo inter-pretativo em formatos de edição e construção do conhecimento diferenciados.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

COUTINHO, I. Telejornalismo e (re)produção do conhecimento no Brasil. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20964. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20964. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2