Juventude e telejornalismo local1 desafios e estratégias de criação de laços de pertencimento, exercício de cidadania e manutenção de audiência

Autores

  • Jhonatan Mata
  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20932

Palavras-chave:

juventude, telejornalismo, identidade

Resumo

Os jovens, em suas interações sociais com os meios de comunicação, buscam algo que esteja além de externar emoções, sensações e experiências situacionais. Pretendem a inserção no contexto midiático em sua totalidade, aderindo ao consumo de bens simbólicos e de serviços disponibilizados pelo mercado e difundidos pelos meios de comunicação de massa. O objetivo deste trabalho é analisar, com ênfase em um recorte local, as representações sociais produzidas e consumidas pela juventude, em sua relação com os noticiários televisivos. Interessa-nos, ainda, perceber as estratégias lançadas pelos jornalistas na tentativa de criação de uma identidade e de um diálogo com a juventude urbana, mediada, re-cortada e re- contada pela televisão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Como Citar

MATA, J.; COUTINHO, I. Juventude e telejornalismo local1 desafios e estratégias de criação de laços de pertencimento, exercício de cidadania e manutenção de audiência. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 2, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20932. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20932. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2