Juventude e telejornalismo local1 desafios e estratégias de criação de laços de pertencimento, exercício de cidadania e manutenção de audiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20932Palavras-chave:
juventude, telejornalismo, identidadeResumo
Os jovens, em suas interações sociais com os meios de comunicação, buscam algo que esteja além de externar emoções, sensações e experiências situacionais. Pretendem a inserção no contexto midiático em sua totalidade, aderindo ao consumo de bens simbólicos e de serviços disponibilizados pelo mercado e difundidos pelos meios de comunicação de massa. O objetivo deste trabalho é analisar, com ênfase em um recorte local, as representações sociais produzidas e consumidas pela juventude, em sua relação com os noticiários televisivos. Interessa-nos, ainda, perceber as estratégias lançadas pelos jornalistas na tentativa de criação de uma identidade e de um diálogo com a juventude urbana, mediada, re-cortada e re- contada pela televisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).