Juventude e televisão: a recepção do noticiário televisivo Jornal Nacional entre jovens universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20937Palavras-chave:
televisão, jornalismo, juventudeResumo
Análise da recepção do jornalismo produzido pela televisão brasileira entre jovens universitários da cidade do Rio de Janeiro no início do século XXI. Para tal, foi escolhido o noticiário Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Juntamente com as novelas, ele é o carro- chefe deste canal, contando com uma audiência de cerca de 40 milhões de telespectadores (uma das maiores audiências da televisão brasileira). Discute-se desde as formas de assisti-lo – em casa ou em outros locais, sozinhos ou com amigos e/ou família, realizando simultaneamente outras atividades ou parando suas tarefas – até como os jovens interpretam as notícias apresentadas no programa. Consideram-se emissões do noticiário no período de maio a setembro de 2004, com cerca de 20 jovens.
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