Capa e contracapa Libertas 25-2
Palavras-chave:
Capa, Contracapa, LibertasResumo
A escolha das imagens que compõem este número da Libertas dialoga com as lutas sociais atuais, dentre as quais a luta indígena em defesa do território para os povos originários, como também a luta pela propriedade coletiva da terra, seu uso social, como tem defendido, historicamente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A força desses movimentos provém, em grande medida, de milhares de mulheres que insistem e persistem na luta pela vida, ainda que sobrevivendo em condições difíceis. Assim, as imagens expressam o protagonismo feminino, a força e a resistência, através de cores vibrantes que assinalam a garra e a vitalidade necessárias a todas/os que desejam construir uma sociedade justa. E, para esta sociedade existir, é necessário enfrentar as barreiras impostas pelo capitalismo, as quais ameaçam a vida em todas as suas formas.
As belas imagens da capa e contracapa foram registradas pelo fotojornalista Fabio Rodrigues-Pozzebom, da Agência Brasil, na III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em Brasília em setembro de 2023. Nesta edição do encontro – promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) –, o tema central foi “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”, congregando a luta por igualdade de gênero, segurança, garantia de direitos e da preservação da cultura dos povos originários, assim como a demarcação de terras e a defesa da biodiversidade.
IMAGENS DA CAPA E CONTRACAPA: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil, 2023.
ARTE CAPA E CONTRACAPA: Luciano Cardoso de Souza, 2025.
Downloads
Referências
-
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Cardoso de Souza, Fabio Rodrigues-Pozzebom

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

