A liberdade comunitária como alternativa ao retrocesso institucional

Franco Basaglia

Autores

  • Franco Basaglia
  • [tradução de: Ronaldo Vielmi Fortes]

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38182

Palavras-chave:

Psquiatria, Luta antimanicomial, Manicômios, Franco Basaglia

Resumo

Texto histórico de Franco Basaglia, reprodução da palestra ministrada no "Encontro com os enfermeiros do Ospedale Psichiatrico di Colorno[1] (Parma)", realizado no outono de 1966, em que o autor relata elementos importantes de sua intervenção - em curso na época - no hospital psiquiátrico de Gorizia.

Traduzido do original italiano: BASAGLIA, Franco; “La libertà comunitaria come alternativa alla regressione istituzionale”; In BASAGLIA, Franco (A cura di). Che cos’e’ la psichiatria? Baldini & Castoldi: Milano, 1997. Tradução de Ronaldo Vielmi Fortes; revisão de Alexandre Aranha Arbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franco Basaglia

nasceu em Veneza, a 11 de março 1924. Cursou medicina na Faculdade de Medicina de Pádua, em 1943. Militou no movimento antifascista e chegou a passar seis meses preso em Veneza, por conta de sua resistência política. A partir de 1949, concentrou seus estudos em psiquiatria. Nos anos sessenta dirigiu o hospital psiquiátrico de Gorizia, onde foi responsável, junto a outros psiquiatras, pelas transformações no tratamento por meios de uma série de mudanças práticas e conceituais, e implementou o processo de desospitalização dos pacientes. Crítico severo do atraso psiquiátrico italiano, Basaglia foi um dos mais destacados expoentes da luta antimanicomial. Dá nome à Lei que, em 1978, decretou o encerramento dos hospitais psiquiátricos italianos. Em julho de 1979 esteve no Brasil para conferências, quando visitou diversos hospitais. Passando pelo hospital psiquiátrico de Barbacena, comparou-o a um campo de concentração, gerando grande repercussão na imprensa brasileira. Faleceu em Veneza, a 29 de agosto de 1980.

Referências

BINSWANGER, Ludwig. La conception de l’homme chez Freud à la lumière de l’anthropologie philosophique. Revue «L’Evolution psychiatrique», (Paris), Fascicule I, année 1938, pp. 3-34.

SARTRE. Jean-Paul. Jean-Paul Sartre répond. In Revue L’Arc., n. 30. Paris : Duponchelle, 1966.

______. Critique de la raison dialectique. Paris : Gallimard, 1960.

______. Qu’est-ce que la littérature? Gallimard : Paris, 1948.

Publicado

2022-06-20