A liberdade comunitária como alternativa ao retrocesso institucional
Franco Basaglia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38182Palavras-chave:
Psquiatria, Luta antimanicomial, Manicômios, Franco BasagliaResumo
Texto histórico de Franco Basaglia, reprodução da palestra ministrada no "Encontro com os enfermeiros do Ospedale Psichiatrico di Colorno[1] (Parma)", realizado no outono de 1966, em que o autor relata elementos importantes de sua intervenção - em curso na época - no hospital psiquiátrico de Gorizia.
Traduzido do original italiano: BASAGLIA, Franco; “La libertà comunitaria come alternativa alla regressione istituzionale”; In BASAGLIA, Franco (A cura di). Che cos’e’ la psichiatria? Baldini & Castoldi: Milano, 1997. Tradução de Ronaldo Vielmi Fortes; revisão de Alexandre Aranha Arbia.
Downloads
Referências
BINSWANGER, Ludwig. La conception de l’homme chez Freud à la lumière de l’anthropologie philosophique. Revue «L’Evolution psychiatrique», (Paris), Fascicule I, année 1938, pp. 3-34.
SARTRE. Jean-Paul. Jean-Paul Sartre répond. In Revue L’Arc., n. 30. Paris : Duponchelle, 1966.
______. Critique de la raison dialectique. Paris : Gallimard, 1960.
______. Qu’est-ce que la littérature? Gallimard : Paris, 1948.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Franco Basaglia; [tradução de: Ronaldo Vielmi Fortes]
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.