Formação acadêmico-profissional em Serviço Social e racismo no Brasil

uma análise crítica

Autores

  • Leonardo Dias Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro [discente]

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.37084

Palavras-chave:

racismo estrutural, relações raciais, Serviço Social, formação acadêmico-profissional, projeto ético-político

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como a formação acadêmico-profissional em Serviço Social pode ser um espaço reflexivo-crítico de combate e enfrentamento ao racismo. Busca-se evidenciar como a problemática dos desdobramentos dos antagonismos e conflitos das relações raciais, assim como a materialização do racismo estrutural na atualidade, são categorias indispensáveis no processo de formação acadêmico-profissional. Privilegia o Projeto Ético-Político como uma resposta para o combate e enfrentamento ao racismo no âmbito do Serviço Social. Utiliza-se o método materialista histórico e dialético, por compreender que o racismo é uma relação social, e o marxismo permite que se tenha uma compreensão científica das relações raciais. Conclui-se que no âmbito da categoria profissional do Serviço Social é necessário identificar como o racismo apresenta-se para a profissão e como a profissão pode formular suas respostas em relação ao combate e enfrentamento ao racismo.

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Biografia do Autor

Leonardo Dias Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro [discente]

Assistente social formado pela Universidade de Brasília; Mestre em Política Social – PPGPS/SER/UnB; e Doutorando em Serviço Social – PPGSS/ESS/UFRJ.

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AUTOR

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Publicado

2022-12-17

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático