O serviço social radical nos Estados Unidos
fundamentos teórico-políticos, desenvolvimento, atualidade e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.28985Palavras-chave:
Servoço SocialResumo
As reflexões contidas no presente texto têm como foco de abordagem uma proposta de prática alternativa para o Serviço Social cuja centralidade da abordagem é direcionada para a proposta denominada Radical Social work (Serviço Social Radical), desenvolvida no contexto dos Estados Unidos. Trata-se de uma formulação em processo com avanços e recuos desde a segunda metade dos anos 1960, quando se vivia naquele país uma dinâmica social e política marcada por intensos movimentos sociais, com destaque aos movimentos antirracistas e contra a pobreza. Todavia, como os próprios representantes dessa proposta alternativa para o Serviço Social consideram, esta é uma expressão minoritária do Serviço Social norte-americano, historicamente orientado por práticas individualizadas e hegemonicamente psicologizantes, embora não se possa desconsiderar o elevado significado de práticas de desenvolvimento de comunidade naquele país.
Downloads
Referências
LESKOSEK, Vesna, (editor). Theories and Methods of Social Work. Exploring different perspectives. Faculty of Social Work, University of Ljubljana, 2009.
PEREIRA, A. P. Serviço Social: um enfante terrível na institucionalidade burguesa. Revista Serviço Social & Sociedade, n. 127 São Paulo, setembro/dezembro 2016.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e. O Serviço Social Radical – uma proposta de apoio à transformaçãodas sociedades capitalistas desenvolvidas. Revista Serviço Social & Sociedade ano IV, dezembro de 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.