Reflexões sobre a história
desenvolvimento do serviço social radical na Europa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.28978Palavras-chave:
Serviço social radical; desenvolvimento seviço social na EuropaResumo
RESUMO
Trata-se de apresentar reflexões sobre o desenvolvimento e a evolução do assim chamado Serviço Social Radical no continente europeu. Em um arco que considera, por meios de lineamentos gerais, desde os primórdios do Serviço Social Europeu, até as vertentes mais críticas surgidas já no período da revolução industrial, passando pelos anos pós Segunda Grande Guerra, até os dias atuais, o artigo procura mostrar a gênese e atuação do Serviço Social Radical na Europa.
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social Radical, Serviço social europeu, serviço social e crítica social.
Downloads
Referências
ATTLEE, C.; (The) Social Worker, London: G. Bells and Sons, 1920.
BENJAMIN, Walter; Obras Escolhidas, Vol. 2 - Rua de Mão Única; São Paulo, Ed Brasiliense, 1987.
EAGLETON, T. “Waking the Dead”. In: New Statesmen, 12th November 2009, http://www.newstatesman.com/ideas/2009/11/past-benjamin-future-obama. Last accessed 27th August 2019.
HOBSBAWM, Eric; The Age of Revolutions; London: Weidenfeld and Nicholson, 1962.
FERGUSON, I. Reclaiming social work: Challenging neo-liberalism and promoting social justice; London: Sage Publications, 2008.
OAKLEY, A. Women, Peace and Welfare. A suppressed history of social reform 1880-1920. Britsol: Policy Press, 2018.
SCHILDE, K.“First Aid squad in the class struggle”; in: HERING, S. & WAALDIJK, B. (eds) History of social work in Europe (1900–1960): Female pioneers and their influence on the development of international social organizations. Opladen, Germany: Soziale Arbeit, 2003.
THOMPSON, E. P. The Making of the English Working Class. New York: Vantage Books, 1962.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.