Pobreza, desigualdades sociais e a questão da moradia: desfiando a teia | Poverty, social inequality and the issue of housing
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.27780Palavras-chave:
pobreza, desigualdades, moradia, segregaçãoResumo
O artigo apresenta os principais enfoques adotados no tratamento das questões acerca da pobreza e das desigualdades sociais bem como das políticas habitacionais no Brasil. A partir desse cenário apresentado pretende-se destacar elementos considerados de importante potencial analítico que vêm sendo pouco explorados, apontando, nesse sentido, algumas lacunas identificadas nos estudos sobre a questão da habitação. Ao dialogar e problematizar a literatura disponível sobre o tratamento da pobreza, das desigualdades e suas expressões na questão habitacional, percebe-se a segregação espacial não como consequência, mas como elemento constitutivo das ações públicas nesse âmbito.
Downloads
Referências
BICHIR, R. 2009. Determinantes do acesso à infraestrutura urbana no município de São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Sociais 24(70). Disponível em www.scielo.br. BONDUKI, Nabil.1994. Origens da Habitação Social no Brasil. Análise Social vol.XXIX ..(127), 1994 (3º), 711-732. _______________ 2007.Política habitacional e inclusão social no Brasil: revisão histórica e novas perspectivas no governo Lula. Disponível em:http://www.usjt.br/arq.urb/numero_01/artigo_05_180908.pdf Acesso em 27 nov. 2014.
CARDOSO, A. L. e LAGO, L. C., 2015. Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: impactos urbanos e sociais – Relatório Final. Rio de Janeiro: Observatório das Metrópoles, 2015. Disponível em: http://www.observatoriodasmetropoles.net/images/abook_file/relatorio_mcmv_rj_2015.pdf. Acesso em 16 de agosto de 2015.
PEREIRA, P.A.P. 2002. A contribuição do cenceito de necessidades humanas básicas à formulação de políticas sociais. In Necessidades Humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez.
ROCHA, S. 2003. Pobreza no Brasil: afinal do que se trata? Rio de Janeiro: FGV.
STOTZ, E. 2005. Pobreza e capitalismo. In VALLA, V.V.; STOTZ, E.; ALGEBAILLE, E.B. (orgs.) Para compreender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Contratempo – ENSP.
YAZBEK. M. C., 2012. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade 110, pp.288-322. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010166282012000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 17 de janeiro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.