Tutoria e Preceptoria de Residência Multiprofissional em Saúde: an´álises do Serviço Social

  • Lara Rodrigues Caputo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Polyana Carvalho da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vivian de Almeida Costa Tristão Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Residência; Tutoria; preceptoria; Serviço Social.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa intitulada “Residência Multiprofissional em Saúde e Serviço Social: mapeamento teórico e político-pedagógico”, realizada entre 2017 e 2018, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS), da Faculdade de Serviço Social/UFJF em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Tem por objetivo apresentar análises da revisão de produção bibliográfica do Serviço Social sobre as Residências que englobou 71 produções, a saber: 17 artigos de periódicos da área; 46 artigos dos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS); e 9 teses e dissertações de autoria de assistentes sociais acerca das Residências; no que tange ao debate da tutoria e preceptoria do Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissional em saúde.

Referências

ANDRADE, K. R. A formação profissional do assistente social na residência multiprofissional em saúde do HU/UFS. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Social Social/Universidade Federal de Sergipe. Aracaju, 2015.

BASILIO, D. S et al. O Serviço Social na Residência multiprofissional em saúde um relato de experiência a partir da Residência integrada multiprofissional em saúde – UFTM. Anais. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Ribeirão Preto/SP, 2016. CD- ROM.

BRASIL. Resolução da comissão nacional de residência multiprofissional em saúde - CNRMS n. 2, de 13.04.2012.

CAMPOS, G. W. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Revista Ciência e Saúde Coletiva. 5 (2). P.219-230. 2000.

CARVALHO, A. P. F; CAVALCANTE, L. L. Serviço Social na Residência multiprofissional: o atendimento ao lesionado medular. Anais. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Ribeirão Preto/SP, 2016. CD- ROM.

CASTRO, M. M. C. Formação em saúde e serviço social: as Residências em questão. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 12, n. 2, p. 349 - 360, jul./dez. 2013.

CLOSS, T. T. O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção Básica: formação para a integralidade? Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós- Graduação em Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2010.

CLOSS, T. T. O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde-formação para a integralidade? Curitiba: Editora Appris, 2013.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Parâmetros para atuação do assistente social na política de saúde. Brasília: CFESS, 2012.

COSTA, V. A. A formação profissional dos assistentes sociais na saúde e sua articulação com o projeto ético-político pedagógico do Serviço Social: um debate necessário. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Social Social/Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2016.

ELEUTÉRIO, A. P; SOARES, J. C. Residência integrada multiprofissional no HUOL E HUAB: os desafios do Serviço Social na realização da preceptoria. Anais. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Juiz de Fora/MG, 2012. CD- ROM.

KRUGER, T; MARTINI, D. Os egressos de Serviço Social da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC. Anais. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Rio de Janeiro, 2010. CD- ROM.

LEWGOY, A. M. B. et al. A tutoria na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: uma experiência junto ao grupo interprofissional de prevenção e orientação em controle de infecção. Anais. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Olinda/PE, 2016. CD- ROM.

RIBEIRO, P. M et al. Residência multiprofissional em saúde: a intervenção do assistente social. Anais. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Ribeirão Preto/SP, 2016. CD- ROM.

RODRIGUES, A. C. et al. Serviço Social e Humanização: experiência da residência em saúde – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Serviço Social & Saúde. n.º 12, p.143-169, 2011.

ROLIM, G. N. A residência multiprofissional em saúde como espaço formativo e interdisciplinar: a experiência do serviço social em um hospital universitário público. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - POLEDUC/Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2015.

SILVA, L. C. Residência Multiprofissional em Saúde: perfil e concepções de saúde dos preceptores do HESFA/UFRJ. Anais. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Olinda/PE, 2016. CD- ROM.

SILVA, L.C; PATROCÍNIO, S. S. Formação na Residência em saúde: aproximação através do relato dos preceptores. Anais. V Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Ribeirão Preto/SP, 2016. CD- ROM.

VASCONCELOS, A. P. S. A formação profissional de assistentes sociais nos Programas de Residências multiprofissionais no estado do Ceará – a busca pelo alinhamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político. Anais. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Juiz de Fora/MG, 2012. CD- ROM.
Publicado
2019-12-09