O Serviço Social e o trabalho em equipe multiprofissional nas residências em saúde

Estado da Arte

Autores

  • Sabrina Pereira Paiva Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social
  • Luisa Tavares Resende Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social
  • Mariana Nery Sól Paulo Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social
  • Marcilea Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.27089

Palavras-chave:

residência multiprofissional, interdisciplinaridade, trabalho em equipe, serviço social

Resumo

O presente artigo apresenta parte da pesquisa intitulada “Residência Multiprofissional em Saúde e Serviço Social: mapeamento teórico e político-pedagógico”, realizada entre 2017 e 2018, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS), da Faculdade de Serviço Social/UFJF. Destaca-se, nesse ínterim,o debate sobre o trabalho em equipe nas residências multiprofissionais em saúde, através de revisão de literatura. Apesar de ser positivo o interesse pela temática, ainda carece de consistência teórica, o que impacta na formação e trabalho em saúde.A interprofissionalidade ocorre especialmente no contexto de ações de prevenção e promoção da saúde da população. Há inúmeros desafios, ficando claro que não basta somente o desejo de construir ações interprofissionais, urge o desenvolvimento de possibilidades teóricas e práticas para tanto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Pereira Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com formação na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Possui graduação pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Atua como docente na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e como pesquisadora nas áreas de saúde coletiva, direitos sexuais e reprodutivos, gênero, saúde da família, formação profissional em saúde e políticas de saúde.

Luisa Tavares Resende, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

Bacharela em Serviço Social. Especialista em Saúde e SEgurança do trabalhador e controle de infecção hospitalar. Mestre em Educação Profissional em Saúde.

Mariana Nery Sól Paulo, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

Bacharel em Serviço Social/UFJF. Especialista em atenção hospitalar- Residência Integrada Multiprofissional- HU/UFJF.

Marcilea Tomaz, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

Bacharel em Serviço Social- UFJF, especialista em saúde mental- Residência Multiprofissional/HU-UFJF. Mestranda em Serviço Social- UFJF. 

Referências

ALVES, F. L. et al. As Residências Multiprofissionais em Saúde: compromissos e desafios na formação para o SUS. Anais. XIV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Águas de Lindóia/SP,2013, CD-ROM.
ALVES, G. E; FAVARO, T. C. Residência Multiprofissional em Saúde e Serviço Social: desafios e possibilidades. Anais. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Rio de Janeiro, 2010. CD- ROM.
ANDRADE, K. R. A formação profissional do assistente social na residência multiprofissional em saúde do HU/UFS. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
BASÍLIO, D. S.; LIMA, A. J. A. P.; RIBEIRO, C. B.; NASCIMENTO, D. C.; REZENDE, R. M. O Serviço Social Na Residência Multiprofissional Em Saúde. Um relato de experiência a partir da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Anais. XV Encontro nacional de pesquisadores em serviço social, Ribeirão Preto/SP,2016, v.1, p.1-12. CD-ROM.
BRASIL. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10ª. ed. rev. e atual. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.
CAMPOS, G. Wagner de Sousa. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 5,n. 2,p. 219-230, 2000.
CASTRO, M. M. C. O Serviço Social nos Programas de Residência em Saúde: resultados iniciais do mapeamento da ABEPSS. Revista Temporalis. nº. 26, p. 153- 171, jul./dez. 2013.
CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Série: trabalho e projeto profissional nas políticas sociais. Brasília, 2010.
CLOSS, T. T. O Serviço Social nas Residências Multiprofissionais em Saúde na Atenção Básica: formação para a integralidade? 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
CLOSS, T. T.; SILVEIRA, L. R.; VARGAS, T. M.; MENEZES, A. C. E.; KOKOUREK, S.; NUNES, A. P. O serviço social nos programas de residência em saúde no Rio Grande do Sul. Anais. XIII Encontro nacional de pesquisadores em serviço social, Juiz de Fora/MG, 2012,v.1, p.1-10. CD-ROM.
COSTA, V. de A. A formação profissional dos assistentes sociais na saúde e sua articulação com o projeto ético-político pedagógico do Serviço Social: um debate necessário. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
D’AMOUR, D. & OANDASAN, I. Interprofessionality as the field of interprofessional practice and interprofessional education: An emerging concept. Journal of Interprofessional Care, Supplement 1, 2005, p. 8-20.
ELEUTÉRIO, A. P. da Silva; SOARES, J. C. Residência Integrada Multiprofissional No HUOL E HUAB: os desafios do Serviço Social na realização da preceptoria. Anais. XIII Encontro nacional de pesquisadores em serviço social, Juiz de Fora/MG,2012, v.1, p.1-8. CD-ROM.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 1a ed. São Paulo: Papirus, 1995.
IAMAMOTO, M. V. Projeto Profissional, Espaços Ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. Atribuições Privativas do(a) Assistente Social em questão. Brasília: CFESS, 2002.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LEWGOY, A. M. B. et al. A tutoria na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: uma experiência junto ao grupo interprofissional de prevenção e orientação em controle de infecção. Anais. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Olinda/Pernambuco 2016. CD-ROM.
LUZ, Madel T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas - análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática.Saude soc., São Paulo , v. 18,n. 2,p. 304-311, junho 2009 .
MACHADO, T. de Oliveira; ANDRADE, V. R. A Contribuição do Serviço Social à Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP.Anais. XV Encontro nacional de pesquisadores em serviço social, Ribeirão Preto/SP,2016, v.1, p.1-13. CD-ROM.
MINAYO, M.C.S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec/ABRASCO, 1992.
MORAES, J. C et al. A Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde da UFTM: espaço privilegiado de educação continuada em Serviço Social. Anais. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Juiz de Fora/MG, 2012. CD- ROM.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
OLIVEIRA, V. D. Residência Multiprofissional em Saúde: desafios à sua institucionalização. Anais. XIV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Águas de Lindóia/SP, 2013. CD- ROM.
PAIVA, S. P. O Serviço Social na Residência Multiprofissional em Saúde Mental. In: RAMOS, A; SILVA, L. B; PAULA, L. G. P. Serviço Social e Política de Saúde: ensaios sobre trabalho e formação profissionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 203-220.
PAIVA, SABRINA P. A formação profissional em saúde no Brasil e o papel da Universidade: conquistas, desafios e dilemas. In: OLIVEIRA, L. M. L., CASTRO, M. M. C., STEPHAN-SOUZA, A. I. Formação em saúde: contribuições do Serviço Social para a construção do SUS. Curitiba: Editora Prismas, 1ª ed., 2017.
PEDUZZI, M. Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In: PINHEIRO, R.; BARROS, M.E.B. (Org.). Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Cepesc, 2007.p. 161-177.
RAULINO, A. B. et al. O Processo de Inserção do Assistente Social na Residência Multiprofissional em Oncologia. Anais. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Olinda/Pernambuco,2016. CD-ROM.
RODRIGUES, A. C. et al. Serviço Social e Humanização: experiência da residência em saúde – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Serviço Social & Saúde. n.º 12, p.143-169, 2011.
ROLIM, G. N. A residência multiprofissional em saúde como espaço formativo e interdisciplinar: a experiência do serviço social em um hospital universitário público. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - POLEDUC/Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2015.
S/AUTOR (a). Residência Integrada multiprofissional: uma estratégia de formação em serviço da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Anais. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Natal/RN, 2014. CD- ROM.
S/AUTOR (b). ResidênciaMultiprofissional em saúde: alternativa para a desconstrução do modelo médico hegemônico no SUS. Anais. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Natal/RN, 2014. CD- ROM.
SALVADOR, A. R. Residência multiprofissional em Saúde da Família e comunidade: um olhar sobre a multiprofissionalidade na atenção básica. Universidade Federal da Paraíba. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós- Graduação em Serviço Social. João Pessoa, 2010.
SAMPAIO, C.C. et al. Interdisciplinaridade em questão: Análise de uma política de saúde voltada à mulher. In: SÁ, J. L. M. de (Org.). Serviço Social e Interdisciplinaridade: dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no Ensino, Pesquisa e Extensão. São Paulo: Cortez, 2010. p. 77-95.
SANTOS, T. S. et al. Educação Permanente e Serviço Social:relatos sobre a experiência do programa de residência em serviço social de uma universidade pública. Anais.XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Brasília/Distrito Federal,2010. CD-ROM.
SILVA, A. M. M. F. Mapas analíticos como instrumento para avaliação da Residência multiprofissional em Saúde da Família no município de Londrina. Anais.XII Encontro nacional de pesquisadores em serviço social (ENPESS), Rio de Janeiro/RJ,2010. CD- ROM.
SILVA, A. L.; ARANTES, R. F. Residência Multiprofissional Em Saúde: Formação ou Precarização do Trabalho?Anais. XV Encontro nacional de pesquisadores em serviço social, Ribeirão Preto/SP,2016, v.1, p.1-11.CD-ROM.
SILVA, L. C; PATROCÍNIO, S. S. Formação na Residência em saúde: aproximação através do relato dos preceptores. Anais. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). Ribeirão Preto/SP, 2016. CD- ROM.
SILVA, L. da C. Residência Multiprofissional em Saúde:formação e prática dos preceptores no HESFA/UFRJ. Ansi. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Olinda/Pernambuco, 2016. CD-ROM.
SOARES, I. P. Saúde da População do Campo e a Atuação do Serviço Social: a experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase nas Populações do Campo em Garanhuns-PE. Anais. XV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), Olinda/Pernambuco, 2016.CD-ROM.
SOUZA, M. R. dos S. B. C. de; MIRA, M. L. G. Formação e Atuação Profissional no Contexto Hospitalar:o serviço social na residência multiprofissional. Anais. XV Congresso Brasileiro de assistentes sociais (CBAS), XV, Olinda/PE,2016. CD-ROM.
VALE, M. A. de O. O assistente social e a residência multiprofissional:espaço de troca de saberes e intervenção na área de saúde de Manaus. Anais. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, Juiz de Fora/MG,2012, v.1, p.1-8.CD-ROM.

Downloads

Publicado

2019-12-09