A Preceptoria de Núcleo de Serviço Social nos programas de residência multiprofissional em Porto Alegre, RS
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.26254Resumo
O artigo objetiva apresentar como se constitui o processo pedagógico da Preceptoria de Núcleo do Serviço Social para o ensino da formação em serviço nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde em Porto Alegre. Pesquisa qualitativa, documental, bibliográfica e de campo. Os Participantes se constituíram de Preceptoras de Núcleos de Serviço Social de três hospitais de Porto Alegre, RS. Configura-se como resultados, uma concepção de Preceptoria de Núcleo em Serviço Social como espaço de mediação entre o trabalho profissional na interface com outras áreas profissionais e como espaço de organização da atenção do Serviço Social, na constituição de suas competências. A Preceptoria de Núcleo representa um dos espaços pedagógicos para supervisão profissional dos Assistentes Sociais Residentes. Constitui-se também, no processo de formação em serviço, lugar de resistência das relações dos Assistentes Sociais nas equipes de saúde.
Palavras Chave: Preceptoria; Serviço Social; Residência Multiprofissional em Saúde; Sistema Único de Saúde
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.