Relações patriarcais de gênero e formação econômico-social brasileira: pressupostos e fundamentos / Patriarchal gender and Brazilian economic-social formation: assumptions and fundamentals
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2018.v18.18599Resumo
Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações introdutórias sobre a concepção de que as relações patriarcais de gênero e classe estão umbilicalmente articuladas na dinâmica da realidade brasileira. Optamos por uma revisão da bibliografia que versa sobre o tema dialogando, prioritariamente, com as abordagens feministas (marxistas e materialistas francófonas) e com os intérpretes da realidade nacional, levando em consideração as particularidades da formação econômico-social brasileira. Nosso esforço consiste em reafirmar que pensar o Brasil contemporâneo implica um trato rigoroso da dinâmica indissociável das relações de patriarcais de gênero e classe. Do mesmo modo, salientamos que é essencial compreender a formação econômico-social do Brasil para adensar o conteúdo dos debates relacionados a existência do patriarcado na realidade nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.