Programa bolsa família em Belém/PA

contradições, necessidades e reprodução da pobreza

Palavras-chave: política social

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o Programa Bolsa Família para além do recurso monetário, identificando se ele tem possibilitado mudanças significativas nas condições de vida das famílias usuárias de forma a contribuir para a efetivação dos direitos sociais e melhores condições de vida. Tendo como base o município de Belém, no estado do Pará, procura-se conhecer quais as repercussões do Programa na vida das famílias usuárias. Foi realizada  pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, também foram extraídos dados do Ministério do Desenvolvimento Social que contém informações acerca dos usuários cadastrados nos programas sociais no ano de 2016. Dentre os resultados do trabalho pode-se dizer que o PBF, mesmo suprindo necessidades imediatas dos usuários, não tem contribuído decisivamente para a elevação das condições de vida dos usuários, que continuam em condições precárias de trabalho renda e moradia.

Biografia do Autor

Cilene Sebastiana Braga, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade da Amazônia (1997), especialização em Política Social pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Politica Social pela Universidade de Brasília (2013). Já atuou como Presidente dos Conselheiros de Serviço Social do Distrito Federal e do Pará. É Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social, Política Social e Formação Profissional - GEPSS e também faz parte do grupo de Estudos TRADHUSS - Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social, ambos da UFPA. Atualmente é professora adjunto do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará ( desde 2014). Realiza estudos e pesquisas sobre Serviço Social, Políticas Sociais, Famílias e Formação Profissional.
Roselene de Souza Portela, Universidade Federal do Pará
Assistente Social, Docente Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Mestra em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA (2005), Doutora em Ciências, Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2011). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de cidades, desenvolvimento local/regional, habitação, organização social e participação popular, reforma urbana e meio ambiente. Coordenou o Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e o Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU/UFPA). Atualmente, é Vice Diretora da Faculdade de Serviço Social/ICSA/UFPA.
Jessica Larissa da Silva Carvalho, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará

Publicado
2020-06-15