A produção habitacional em pequenos municípios da Amazônia / Housing production in small municipalities in the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2018.v18.18567Resumo
Este trabalho analisa a política habitacional em pequenos municípios paraenses, analisando de que forma os instrumentos relativos à Política Nacional de Habitação de Interesse Social (PNHIS) se relacionam com a produção habitacional por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Oferta Pública de Recursos. A pesquisa realizada sob a luz do materialismo histórico e dialético teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, objetivando verificar como a produção habitacional impacta a população de pequenos municípios que apresentam particularidades pouco conhecidas pelo poder público. A pesquisa documental e de campo priorizou o estudo de quatro pequenos municípios, onde se verificou um alto nível de pobreza das famílias impactadas pelo processo de financeirização da moraria sob a lógica capitalista da produção do espaço que reproduz a segregação sócio espacial e não garante o direito à moradia para a população de menor renda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.