Acumulação capitalista, Estado e reprodução de força de trabalho: o trato teórico-metodológico da política social
Palavras-chave:
acumulação capitalista, Estado, política socialResumo
Resumo: Esse artigo de cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo que se alicerça em uma revisão bibliográfica tem o objetivo de analisar o modo de produção capitalista, como acontece o processo de acumulação e reprodução e as inflexões para o papel do estado e da política social, a ênfase é nos períodos marcado por crises que provocam transformações societárias que impactam o mundo do trabalho e das relações sociais. O método crítico-dialético utilizado nessa pesquisa se debruça sobre as categorias mediação, historicidade e dialética com o propósito de desvendar a realidade para além da aparência e aprofundar as análises sobre o capitalismo. Como resultados apontamos que as crises capitalistas provocadas por suas próprias contradições o tem dimensionado o trato teórico-metodológico da política social.
Capitalist accumulation, State and workforce reproduction: the theoretical and methodological treatment of the social policy
Abstract: This qualitative nature of an article, exploratory and descriptive character which is based on a literature review aims to analyze the capitalist mode of production, as the process of accumulation and reproduction and inflections to the role of the state and social policy, the emphasis is in periods marked by crises that cause societal changes that impact the world of work and social relations. The critical-dialectical method used in this research focuses on the categories mediation, historicity and dialectics in order to unravel the reality beyond appearance and deepen the analysis of capitalism. The results point out that the capitalist crisis caused by its own contradictions has scaled the theoretical-methodological treatment of social policy.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.