Pesadelo high-tech: a quarta revolução indutrial e o fim do mundo que conhecemos
Palavras-chave:
quarta revolução industrial, crise do capitalismo, desemprego, colapso ecológicoResumo
Resumo:
O presente texto aborda o tema da quarta revolução industrial e mostra alguns de seus impactos nas relações sociais e na relação entre os humanos e a natureza. Uma das principais consequências dessa nova revolução tecnológica consiste na destruição de um enorme número de empregos, agravando os problemas sociais e econômicos em curso. A quarta revolução industrial também tende a acelerar os processos de destruição da natureza, notadamente por meio da recriação de novos materiais e de um mundo “pós-natural”. A interação entre as dinâmicas de crise do capitalismo, colapso ecológico e revolução tecnológica transformarão profundamente o mundo tal como o conhecemos. O estudo dessa nova mutação tecnológica e suas consequências é fundamental para a compreensão de nossa realidade presente e futura.
The high-tech nightmare: the fourth industrial revolution and the end of the world we know
Abstract:
The present text addresses the theme of the fourth industrial revolution and shows some of its impacts on social relations and the relationship between humans and nature. One of the main consequences of this new technological revolution is the destruction of an enormous number of jobs, aggravating the ongoing social and economic problems. The fourth industrial revolution also tends to accelerate the processes of destruction of nature, notably through the re-creation of new materials and a "post-natural" world. The interaction between the dynamics crisis of capitalism, ecological collapse and technological revolution will profoundly transform the world as we know it. The study of this new technological mutation and its consequences is fundamental for understanding our present and future reality.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.