Uma análise sócio-histórica sobre a instrumentalidade profissional no serviço social
Palavras-chave:
Serviço Social, instrumentalidade profissional.Resumo
Este artigo oferece uma análise sócio-histórica sobre a instrumentalidade profissional no campo do serviço social brasileiro. Busca explicitar os elementos teóricos, técnicos e políticos presentes nesta discussão atrelados ao movimento contraditório da realidade social. O texto centra-se em duas partes articuladas e complementares. A primeira elucida o modo como a instrumentalidade foi apreendida e utilizada nos primórdios da profissão à década de 60. A segunda faz essa análise no contexto da renovação profissional à implementação das Diretrizes Curriculares de 1996, problematizando a temática na atualidade, tendo como eixo analítico a nova proposta de formação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.