Estado e capital nos governos Lula e Dilma: o caso do megaempreendimento COMPERJ
Palavras-chave:
COMPERJ, governo Dilma Rousseff, governo Lula, fundo público.Resumo
Este texto visa demonstrar que a construção do megaempreendimento Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro é ilustrativa da relação entre o poder público e o capital durante os governos de LULA e o primeiro governo de Dilma Rousseff. Essa relação assegurou às frações da burguesia o alcance de vultuosos lucros, à custa de um exponencial repasse do fundo público para financiar a acumulação e do aumento da exploração do trabalho. Todavia, as terríveis repercussões dessa relação sobre as condições de vida dos trabalhadores não foram aceitas passivamente pelos operários do COMPERJ, como demonstram as inúmeras manifestações de protesto e as greves organizadas por estes contra as imposições do patronato e a orientação da direção sindical.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.