Residência multiprofissional no contexto do Sistema Único de Saúde: perspectivas e contradições
Palavras-chave:
Residência, educação, saúde, capitalismo.Resumo
Este artigo contextualiza o atual momento de fragilização do Sistema Único de Saúde (SUS) que se traduz em contradições concernentes aos projetos em disputas na saúde. Nesse contexto, discutimos a implementação do programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Tal programa, que propõe formação para fortalecer o SUS, convive com uma realidade de precarização da política de saúde, trabalho e desfinanciamento do sistema público de saúde. Compreende-se a RMS como estratégia do movimento sanitarista para fortalecer a formação de um perfil profissional articulado às necessidades sociais da população. Problematizaremos, portanto, os dilemas da formação através do trabalho proposto pela RMS e sua estratégia de expansão no país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.