O Plano Brasil sem Miséria e o combate à pobreza no Município de Guarapuava – PR
Palavras-chave:
Desigualdade social, pobreza, Plano Brasil sem Miséria.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de pobreza que possuem os trabalhadores que atuam no Plano Brasil Sem Miséria no município de Guarapuava-PR. Por meio de revisão bibliográfica procura-se uma aproximação conceitual entre os conceitos de pobreza e desigualdade social, ambos presente no cenário brasileiro. E a partir da análise das entrevistas abertas e semi-estruturadas, desvelar o conhecimento que os trabalhadores possuem sobre essas categorias e sobre a política pública em que atuam, e as maneiras para se chegar a um melhor entendimento através da capacitação profissional. Assim, conclui-se que a origem, legitimidade e manutenção do fenômeno da pobreza precisa ser discutido e que as formas de enfrentamento precisam ser aprimoradas. E os profissionais que trabalham com as políticas de enfrentamento à pobreza precisam ser capacitados de forma continuada a fim de pôr em prática seus conhecimentos para articular as políticas públicas em prol do acesso dos usuários aos seus direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.