Medidas recessivas sobre os direitos dos trabalhadores no Brasil: breve esboço histórico sobre ofensivas e resistências
Palavras-chave:
Direitos sociais do trabalho no Brasil, resistência dos trabalhadores, ofensiva do capital, participação social.Resumo
O artigo busca apontar e refletir sobre marcos históricos na trajetória de luta dos trabalhadores na garantia dos direitos sociais do trabalho, no Brasil, reverberando estas conquistas como produto de um processo de resistências da "classe que vive do trabalho". Aponta que esse legado histórico sinaliza que as pressões e tendência contemporânea de supressão dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores, pelo capital, devem ser enfrentadas através do engajamento desses sujeitos sociais nos diferentes espaços de participação social, através de diversas formas de organização política. Parte do pressuposto que daí poderá decorrer a resistência à alteração do quadro atual de redução dos direitos do trabalho para uma realidade mais condizente com os reais interesses do conjunto dos trabalhadores brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.