A questão habitacional em Portugal e a crise econômico-financeira: apontamentos sobre a desventura daqueles que precisam de casa
Palavras-chave:
crise econômica, habitação social, Portugal.Resumo
O objetivo é analisar os principais impactos da atual crise econômico-financeira no campo da habitação em Portugal. Verifica-se um agravamento de expressões da questão social no país, destacando-se os casos de famílias vítimas de despejos e desmoronamentos, as que não conseguem pagar a dívida ao banco em decorrência do crédito para aquisição de habitação e ainda aquelas que encontram dificuldade de pagar o arrendamento das casas públicas. Realiza-se uma revisão bibliográfica do debate sobre os rebatimentos da crise na habitação, conforme expressão assumida em Portugal. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ponto de vista de quem mais diretamente se tem ressentido dos efeitos da crise, recorrendo a entrevistas com pessoas cuja situação habitacional ficou comprometida em decorrência da crise e das recentes modificações implementadas no setor habitacional pelo poder público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.