Relações de gênero nas famílias inseridas no Programa Nacional de Produção de Biodiesel na Região Nordeste do Brasil
Palavras-chave:
cotidiano, gênero, agricultura familiar, política pública.Resumo
O estudo em questão objetivou examinar as formas de manifestação das relações de gênero nas famílias produtoras de mamona na Região Nordeste do país, inseridas no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), considerando a realidade cotidiana vivenciada pelas mulheres, em termos das atividades realizadas. A partir de uma perspectiva de gênero, foram realizadas entrevistas narrativas e observação participante. Conclui-se que a lógica do PNPB apresenta uma postura neutra em relação à perspectiva de gênero, com limitada inserção da agricultura, onde as desigualdades de gênero são ainda mais visíveis, fazendo-se necessário “desnaturalizar” os modelos tradicionais de relações de trabalho das famílias rurais, que demarcam lugares antagônicos e segregados para homens e mulheres nos processos produtivos e decisórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.