Integração Social da Pessoa Idosa: Políticas Públicas Relacionadas e Atuação do CRAS de Redenção-PA na Inserção do Idoso em Programas de Proteção Social
Palavras-chave:
Idoso, CRAS, Integração Social, Programas SociaisResumo
No decorrer dos últimos anos, a população de pessoas idosas no território nacional têm se elevado significativamente, em função do aumento da expectativa de vida. Diversas políticas públicas sociais direcionadas à referida clientela foram elaboradas e instituídas com o intuito de favorecer a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O referido estudo procedeu por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica, através da reunião, análise e seleção de trabalhos que versam a respeito do assunto abordado. A pesquisa em foco se classifica como de caráter quanti-qualitativo, sendo desenvolvida através do método dedutivo. Além disso, para atender aos objetivos propostos voltados para a determinação da atuação do CRAS quanto ao atendimento e inserção do idoso aos programas de proteção social, e identificação das possíveis dificuldades encontradas no processo, foi realizado um trabalho de campo no CRAS da cidade de Redenção-PA, através da realização de entrevistas com assistentes sociais, funcionárias da referida unidade pública e distribuição de questionários, para a obtenção de dados referentes à temática abordada. Mediante, a pesquisa realizada vale mencionar que o CRAS viabiliza o acesso do idoso aos programas sociais, oferecendo também diversos serviços que favorecem a sua integração social. As principais dificuldades encontradas no processo em questão é a ausência de documentações necessárias para a inserção dessas pessoas em serviços e programas como o PAIF, BPC e benefícios eventuais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.