Reflexões sobre o Processo de Formação do Estado Brasileiro
Palavras-chave:
Formação, Estado, Capitalismo, BrasilResumo
O artigo realiza uma reflexão crítica acerca do processo histórico de formação social do Brasil. Para tanto, realizou-se diversas mediações buscando compreender as especificidades presentes na constituição do Estado brasileiro e seus desdobramentos para a sociedade contemporânea. O estudo se ancorou no materialismo histórico, como referencial epistemológico, utilizando estudos bibliográficos de autores do pensamento social crítico brasileiro. Nessa perspectiva, compreende-se que o Brasil se constituiu enquanto Estado capitalista de forma subordinada e dependente frente ao capital internacional. Historicamente, o Brasil tem convivido com a conciliação de interesses, com propostas de mudanças que não alteram efetivamente as condições concretas de existência da classe trabalhadora.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.