Crise Estrutural do Capital e Neoliberalismo no Chile
Retomada da Acumulação do Capital via Espoliação
Palavras-chave:
Acumulação por espoliação, neoliberalismo, Estado, ChileResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórica e tem como objetivo discutir o processo de acumulação capitalista nos últimos anos no Chile, tendo como ponto de partida a ditadura militar nos anos de 1970. Desde então o que temos assistido é uma contrarreforma neoliberal e de reestruturação hegemônica do capital com rebatimentos para a classe trabalhadora. Por outro lado podemos perceber que a burguesia chilena tem se organizado para garantir uma expropriação por espoliação como um processo de retomada da acumulação de capital, respaldada pelo Estado chileno, que se apresenta como um Estado classista, ao favorecer a concentração e centralização da riqueza na mão de poucos capitalistas, controlando os processos de trabalho e também os conflitos oriundos desta relação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.