UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O presente trabalho propõe-se verificar como vem sendo realizada as discussões sobre a temática teoria e prática no Serviço Social no âmbito acadêmico científico. A partir de uma pesquisa bibliográfica selecionou-se teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos disponíveis on line na rede de comunicação denominada internet no período de 2000 a 2012 que possuem esta temática como central. Pode – se observar com a pesquisa e sua análise que há uma grande dificuldade por parte dos profissionais em apreender o papel do conhecimento teórico para a prática profissional bem como a distorção da teoria social de Marx e seu rebatimento no Serviço Social. Além disso, é importante entender que a passagem da teoria à prática requer a apreensão das mediações que compõem a realidade como também a percepção que a profissão possui nas dimensões teórico – metodológica, ético – política e técnico – operativa sendo preciso saber suas especificidades e articulá-las para uma intervenção profissional competente e qualificada.
Palavras–Chave: Serviço Social; Conhecimento Teórico; Prática Profissional; Relação Teoria e Prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.