SENHORES E ESCRAVOS, PATROẼS E EMPREGADOS: HERANÇAS ESCRAVISTAS EM QUESTÃO NO MOMENTO EM QUE SE REGULAMENTA O TRABALHO DOMÉSTICO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar os fatores históricos e simbólicos que ligam o trabalho doméstico executado por escravos no período escravista brasileiro às reações observadas nas redes sociais a partir do processo de regulamentação do trabalho doméstico iniciado em 2013 com a Proposta de Emenda a Constituição nº 72 (PEC da Domésticas). Algumas lutas, conquistas e reações contrárias as regulamentações serão também analisadas no decorrer dos séculos XIX, XX e XXI.
PALAVRAS CHAVE: Trabalho doméstico. Escravas. Dª Laudelina. Trabalhadoras domésticas. PEC das domésticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.