O TRABALHO DAS EMOÇÕES EM SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O trabalho emocional é uma das diferentes dimensões e exigências do trabalho em Serviço Social. Partindo desta temática, ainda pouco utilizada no Brasil, traçou-se como objetivo identificar como a apropriação do trabalho emocional é feita nessa profissão, tomando como base a pesquisa em nível de mestrado realizada pela autora. A metodologia privilegia as abordagens qualitativas, com base em levantamento da literatura pertinente, análise documental e observação sistemática. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevistas narrativas e entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais da região metropolitana de Goiânia, GO. Os resultados identificam que a natureza da tarefa de assistente social altamente exigente de trabalho emocional, configurando um campo complexo de atuação frente à necessidade de gerenciamento das emoções da/o profissional e as dos usuários, trazendo ainda, em alguns casos, efeitos negativos para a saúde. Os resultados apontam ainda, que o trabalho em Serviço Social envolve uma interseção intrínseca com gênero, configurando o trabalho das emoções como sexuado e constitutivo do processo de construção da identidade profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.