“APERTANDO A ENGRENAGEM”: A UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE REGRESSÃO
Resumo
No presente artigo se procura pensar como a universidade é cortada pela atual crise. O objetivo é evidenciar o vínculo existente entre o direcionamento assumido pela produção social de conhecimento na sociedade moderna, o desenvolvimento das forças produtivas, os determinantes da crise estrutural, e as novas exigências postas para o Estado na atualidade. O que se argumenta é a necessidade de que sejam alinhavados estes fios que comumente aparecem soltos, para que seja possível compreender o sentido da refuncionalização a qual resulta na universidade contemporânea. Deste modo, se pretende chamar atenção para o abismo que parece existir entre as inúmeras e urgentes demandas humanas de um mundo atravessado por uma crise civilizatória e o sentido da própria atividade produtiva e reflexiva dos seres humanos historicamente situados nos liames do capitalismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.