Agente comunitário de saúde: perfil socioeconômico, estado motivacional e planejamento para o trabalho – Uma caracterização das UBSFS de Viçosa, Minas Gerais

  • Gracilene Maria Almeida Muniz Braga Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Faculdade Multivix-Serra.
  • Simone Tavares Caldas Mafra Universidade Federal de Viçosa/ MG
  • Andréia Patrícia Gomes Universidade Federal de Viçosa/MG.
Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde, Planejamento do Trabalho, Estratégia Saúde da Família

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil socioeconômico, motivação e planejamento do trabalho do ACS. Considerando a abordagem quali-quantitativa, utilizou-se para coleta de dados questionário semi-estruturado. Dos 86 questionários enviados às 14 Unidades Básicas de Saúde da Família, 58 questionários foram devolvidos e constituíram a amostra da pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se análise do conteúdo e estatística descritiva. Evidenciou-se que 97% dos ACS eram mulheres, com idade entre 26 a 43 anos (69%). Com ensino médio (43%), que sugere bom indicativo para se praticar o planejamento e garantir motivação. Entre os ACS 81% não se sentem motivados para o trabalho, e apenas 2% planejam suas atividades. Conclui-se que o perfil socioeconômico é compatível com o cargo, mas há conflitos e pouco planejamento das tarefas levando a desmotivação do ACS.

Biografia do Autor

Gracilene Maria Almeida Muniz Braga, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e Faculdade Multivix-Serra.
Assistente social. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa/ MG. Docente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e da Faculdade Multivix-Serra.
Simone Tavares Caldas Mafra, Universidade Federal de Viçosa/ MG

Docente do Departamento de Economia Doméstica e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa/ MG.

Andréia Patrícia Gomes, Universidade Federal de Viçosa/MG.
Docente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa/MG.
Publicado
2014-10-14