Agente comunitário de saúde: perfil socioeconômico, estado motivacional e planejamento para o trabalho – Uma caracterização das UBSFS de Viçosa, Minas Gerais
Palavras-chave:
Agente Comunitário de Saúde, Planejamento do Trabalho, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil socioeconômico, motivação e planejamento do trabalho do ACS. Considerando a abordagem quali-quantitativa, utilizou-se para coleta de dados questionário semi-estruturado. Dos 86 questionários enviados às 14 Unidades Básicas de Saúde da Família, 58 questionários foram devolvidos e constituíram a amostra da pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se análise do conteúdo e estatística descritiva. Evidenciou-se que 97% dos ACS eram mulheres, com idade entre 26 a 43 anos (69%). Com ensino médio (43%), que sugere bom indicativo para se praticar o planejamento e garantir motivação. Entre os ACS 81% não se sentem motivados para o trabalho, e apenas 2% planejam suas atividades. Conclui-se que o perfil socioeconômico é compatível com o cargo, mas há conflitos e pouco planejamento das tarefas levando a desmotivação do ACS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.