Reflexões sobre a intersetorialidade como estratégia de gestão na política de segurança alimentar e nutricional no Brasil

  • Narjara Incalado Garajau Centro Universitário UNA-BH, Fundação Universitária Mendes Pimentel e UFMG
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA
Palavras-chave: Fome. Gestão social. Iintersetorialidade. Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Programa Cozinha Comunitária.

Resumo

Tomada como fenômeno social e histórico, na sociedade brasileira, a fome envolve fatores complexos, que vão além da escassez de alimentos. Para a sua superação, é necessário construir ações a partir da conexão entre as diferentes políticas públicas e setores sociais. É necessário também adotar novas abordagens de gestão dos programas sociais relacionados à segurança alimentar. A intersetorialidade se anuncia como uma das formas de operacionalização da gestão social viável que se apoia em uma articulação possível entre os diversos atores sociais (gestores, técnicos e usuários). O presente artigo discute a intersetorialidade como uma estratégia de ação no contexto da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que visa assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada através de programas sociais, como o Programa Cozinha Comunitária.

Biografia do Autor

Narjara Incalado Garajau, Centro Universitário UNA-BH, Fundação Universitária Mendes Pimentel e UFMG
Graduada em Serviço Social pela PUC Minas Gerais (2004), Especialista em Gestão Pública pela FACISA (2006), Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, pelo Centro Universitário UNA. Professora do curso de graduação em Serviço Social do Centro Universitário UNA-BH. Assistente Social da Fundação Universitária Mendes Pimentel – Assistência Estudantil da UFMG.
Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA
Graduada em Psicologia pela UFMG (1976), Mestrado em Educação pela UFMG (1981), Doutorado em Educação (UFMG, 1997) e Pós Doutorado pela UFSJ (2009).Professora do Mestrado em Gestão social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário UNA . Professora aposentada da UFMG.
Publicado
2014-09-26