Em Busca de um Lugar ao Sol: Sentido, Estratégias e Consequências do Processo de Revitalização da Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro / Seeking for a Place in the Sun: Sense, Strategies and Consequences of the Waterfront Revitalization’s Process at City of Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Mercantilização da cidade. Revitalização Urbana. Porto Maravilha. Rio de Janeiro.Resumo
O objetivo desse artigo é discutir a influência das novas formas de gestão urbana nas recentes intervenções realizadas na cidade do Rio de Janeiro, tomando como foco o caso da Operação Urbana Consorciada da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária do Rio de Janeiro - Porto Maravilha. Iniciamos o estudo mostrando a importância que o espaço assume na contemporaneidade e a centralidade assumida pelos megaeventos e grandes projetos urbanos, entre eles os processos de revitalização das zonas centrais e históricas das cidades, como motores para o desenvolvimento econômico. Em seguida, apresentamos as estratégias de implementação e desenvolvimento do Porto Maravilha, considerando, especialmente, o caráter, marcadamente, mercantil que tende a assumir suas ações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Libertas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.