Entre Confrontos e Desafios na Construção da Legitimidade Popular: Algumas Perspectivas sobre os Movimentos de Resistências em Favelas do Rio de Janeiro / Among Confrontations and Challenges in Building Popular Legitimacy: Some Perspectives on the Resistance Movements in the Slums of Rio de Janeiro

Autores

  • Nicolas Bautès
  • Caroline Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2013.v13.18269

Palavras-chave:

Resistência. Política Urbana. Favelas. Rio de Janeiro.

Resumo

Este artigo aborda movimentos de resistência protagonizados pelos moradores das favelas Morro da Providência, Rocinha e Morro dos Prazeres, na cidade do Rio de Janeiro. Tais ações se acirraram na última década face ao aprofundamento das contradições inerentes ao capitalismo, quando medidas autoritárias de gestão de conflitos sociais na cidade foram intensificadas como suporte à ofensiva neoliberal, para aumentar a rentabilidade do capital e conter as disputas pelo uso e o controle do espaço urbano. As referências empíricas utilizadas são  provenientes, sobretudo, do diálogo entre ativistas de favelas e estudiosos vinculados a propostas de pesquisa e extensão universitárias, que acompanham a luta pela efetivação do direito à cidade junto aos  segmentos mais pobres da população. Tal abordagem propiciou a diversidade das fontes e dos métodos utilizados para a coleta das informações necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolas Bautès

Professor Adjunto em geografia, Universidade de Caen Basse-Normandie (França). Pesquisador
visitante (FAPERJ) no Núcleo de Pesquisa e Extensão Favela e Cidadania (FACI), Escola de Serviço
Social, UFRJ (dezembro 2012-novembro 2013).

Caroline Rodrigues da Silva

Mestre em Serviço Social/UERJ. Assistente Social,  coordenadora da Diretoria de Demanda Habitacional da Subsecretaria de Habitação da Prefeitura de Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2013-12-23