Percursos e Travessias no Morro da Providência: Desafios das Interações Sociais e Espaciais no Jogo Formal/Informal / Courses and Crossings in the Favela Morro da Providência: Challenges of the Social and Spatial Interactions in the Formal/Informal Game
Palavras-chave:
Percursos. Jogos de poder. Interação social e Espacial. Favela. Morro da Providência.Resumo
Esta contribuição propõe uma reflexão em torno do campo de pesquisa, cujas realidades em movimento são abordadas a partir de diferentes posturas disciplinares – antropologia e geografia – e de distintos momentos da construção do objeto em foco. Ao longo de oito anos de encontros e de travessias efetuadas pelos autores individualmente, ou em conjunto, na favela do Morro da Providência no Rio de Janeiro, pretendemos apresentar as evoluções das nossas preocupações que refletem uma transformação dos olhares dos observadores, assim como as mudanças sociopolíticas enfrentadas pelos atores, sejam moradores, instituições públicas ou representantes de movimentos sociais. Essa abordagem permite forjar uma ferramenta metodológica capaz de capturar as mudanças e as transformações do cotidiano urbano e, de maneira mais abrangente, para estudo das diferentes modalidades de apropriação do espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Libertas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.