Acesso, Permanência e Política de Ação Afirmativa para Negros na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Visão dos Gestores / Access, Retention and Affirmative Action Policy for Blacks at Federal University of Rio de Janeiro in The Managers Point of View
Palavras-chave:
Ação Armativa. Racismo. Acesso e Permanência. Ensino Superior.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação das políticas de ação armativa para negros(as) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, levantamos algumas questões: Qual a relação entre as políticas de ação armativa e a proposta de acesso e permanência de alunos(as) negros(as) na UFRJ? Quais as reexões e propostas de acesso e permanência, para negros(as), apontadas pelos gestores entrevistados? Para o estudo, optamos por um Estudo de Caso, de caráter qualitativo, que se desenvolve por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores que ocupam/ocupavam pontos estratégicos na universidade. Ficou evidente que qualquer menção às cotas para negros(as) sempre gerou polêmica. Ainda há discursos que impedem formas alternativas de se olhar para negritude, assim como a necessidade de estratégias formais de permanência de alunos(as) negros(as) na UFRJ.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.