Memória e Luta Política do Movimento Negro no Brasil / Memory and Political Struggle of Brazilian Black Movement
Palavras-chave:
Memória. Racismo. Movimento Negro. Luta Política.Resumo
Recorrendo à teoria social de Walter Benjamin e de autores brasileiros, procuramos compreender, a partir do processo de modernização do Brasil e das condições materiais da população negra brasileira, o modo como se deu a construção da memória da herança escravista e quais foram os efeitos que isso teve nos processos políticos de transformação das desigualdades raciais. Procuramos apontar alguns elementos para pensar esse fenômeno destacando os desaos contemporâneos do movimento negro na sua luta política.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.